Uso incorreto e prolongado de portáteis (tablet, notebook…) pode trazer problemas à saúde

A cadeira, chamada de SOFT Rockers, possui painéis que captam a luz do Sol e permitem recarregar até três aparelhos ao mesmo tempo por meio de portas USB. criada em Massachussets Institute of Technology (MIT)

• Saiba como evitar lesões causadas pela postura incorreta e uso prolongado dos portáteis

A evolução da tecnologia permitiu a criação de vários portáteis que têm invadido a sociedade atual. São celulares, notebooks e tablets que podem, se usados de forma incorreta, causar problemas de saúde, principalmente lesões e dores musculares.

— O uso inadequado e prolongado destes aparelhos pode causar dores, principalmente, porque não se costuma apoiar o antebraço durante o uso. Já se pode notar que há um aumento das queixas destes usuários nos consultórios — explica o médico Osvandré Lech, atual presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

De acordo com o ortopedista e traumatologista, quando o antebraço não está relaxado, grupos musculares da coluna e dos membros superiores se contraem, ocasionando os problemas.

— Com os tablets, que não possuem teclado, a situação é mais grave do que com os notebooks porque o usuário tem que digitar na própria tela e nunca vai ter uma postura adequada — afirma o especialista em membros superiores.

Problemas mais comuns e tratamento

Os principais problemas causados pelos celulares, notebooks e tablets são as dores musculares que podem, segundo Osvandré, evoluir para quadros de tendinites a até mesmo para LER (Lesões por Esforços Repetitivos).

Nos casos de dor intensa e constante, é preciso procurar um médico que vai investigar o problema e, geralmente, receitar medicação e fisioterapia, além de orientar o paciente sobre a sua rotina.

Prevenção

Como o uso destes aparelhos está presente na vida da grande maioria da população e é raro o caso de alguém que nunca tenha sentido alguma dor em razão do mau uso de celulares, notebooks e tablets, vale a pena conferir as dicas de prevenção do médico:

:: Mantenha um bom preparo físico. A atividade física é muito importante, seja caseira, em academia ou em parques;

:: Realize alongamento e aquecimentos diários, antes e depois do uso do aparelho;

:: Interrompa a atividade para repouso da musculatura. O indicado é parar 10 minutos a cada 50 minutos trabalhando;

:: Altere as suas atividades rotineiras. Procure fazer coisas que não envolvam a repetição do uso destes aparelhos;

:: Mantenha-se feliz. Casos mais graves de doenças deste tipo acontecem geralmente com pessoas com depressão e infelizes;

:: Procure sempre, ao utilizar os aparelhos, apoiar e relaxar o antebraço;
:: Tente manter uma distância e altura adequadas aos olhos;

:: Se os sintomas se intensificarem, afaste-se da atividade repetitiva  e procure um médico.

fonte: RBS Bem Estar

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