Supermercado Saudável

Não vá às compras com fome!

Supermercado Saudável

 

1) Faça uma lista de tudo o que vai precisar comprar.

2) Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos.

3) Inicie suas compras pelo setor de hortifrutis assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes frescos para toda a semana. Escolha frutas e vegetais de cores intensas e variadas. Quanto mais vibrante e intensa for a cor, mais vitaminas, minerais e antioxidantes elas contêm.

4) Leia os rótulos, compare a composição dos produtos, verifique o prazo de validade e a integridade das embalagens.

5) Evite o corredor de doces e salgadinhos. Assim fica mais fácil resistir às tentações.

6) Prefira os alimentos em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.

7) Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos light que surgem diariamente nas prateleiras.

8) Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado; há opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo não adoçados. Além disso, compare os rótulos e escolha os que possuem menor quantidade de gordura ou de preferência que não possuam gordura na composição.

9) Prefira o peito ou blanquet de perú ao invés do presunto, pois é menos gorduroso, e menos calórico.

10) Prefira os pães integrais, que são ricos em fibras, são mais nutritivos e auxiliam na saciedade (no emagrecimento) e no funcionamento do intestino. Os alimentos integrais (pães, massas, biscoitos) possuem mais fibras, vitaminas e minerais do que os refinados (pão francês, arroz branco e massas comuns).

11) No setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais e sem recheios. As bolachas recheadas são altamente calóricas e ricas em gorduras.

12) Prefira os molhos simples aos muito elaborados, que geralmente possuem na sua composição cremes gordurosos, óleos ou outros ingredientes calóricos.

13) Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente têm menos calorias.

14) Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelos lights. O ideal, porém, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem dar gases, estufar o estômago e impedir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo. Prefira os sucos nas versões light ou sem açúcar.

15) Use e abuse de ervas e temperos para acentuar o sabor dos pratos, mas escolha aqueles com menos gorduras.

16) Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos aos amarelos.

17) Opte pelo requeijão light, o qual tem 35 a 40% menos calorias quando comparados aos tradicionais, mantendo o mesmo sabor e dê preferência aos leites e iogurtes desnatados, são menos calóricos por possuírem baixa porcentagem de gorduras.

18) Evite comprar pratos prontos, que são calóricos e ricos em sódio. Prefira alimentos in natura para preparar seu prato em casa, assim você escolhe ingredientes mais saudáveis, garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo delicioso.

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