Os princípios da alimentação saudável – Princípio II

Mantenha-se hidratado, beba bastante água. Saiba porque!

Os dez princípios da alimentação saudável - Princípio II

Os dez princípios

Os dez princípios da alimentação saudável são baseados em conceitos fascinantes. Você entenderá de forma prática como escolhas alimentares inadequadas podem afetar seu metabolismo. Os dez princípios são fáceis de seguir e proporcionarão as ferramentas para controlar o peso, sentir-se bem e ter uma atitude mais positiva em relação ao alimento.

Princípio 2

Mantenha-se hidratado

Você sabia que quando sentimos sede é sinal de que já estamos desidratados?

Com certeza já escutou que deve beber de 8 a 10 copos de água por dia, mas sabe qual a razão de beber toda esta água?

A água é o componente presente em maior abundância no nosso organismo. De 55 a 75% por cento do peso corporal de um adulto é composto de água:

– Sangue – 83%

– Músculos – 73%

– Gordura – 25%

– Ossos – 22%

Se você quer ser saudável, crie o hábito de levar sempre uma garrafa com água na bolsa ou fazer pequenas pausas para garantir uma reposição adequada e assim, manter a saúde e funções básicas do organismo. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água.

Para um adulto saudável, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. Se houver a prática de atividade física ou em dias muito quentes, a necessidade de água aumentará para repor as perdas com a transpiração e com a respiração.

A água ajuda a regular a temperatura do corpo, auxilia a eliminação de toxinas pela urina, transporta nutrientes, regulariza o funcionamento intestinal e mantém a pele com aspecto saudável (hidratada).

Na realidade, nem todo líquido ingerido durante o dia precisa ser a água pura. O leite, as frutas e sucos possuem água e ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água. Não inclua nesta conta, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá preto e chá verde. A cafeína atua como diuréticos, aumentando a perda de líquidos pela urina.

Consuma somente água filtrada, tanto para beber como para o preparo dos alimentos.
Mate sua sede com água e seja saudável!

Para um alimentação de qualidade Ingira uma grande variedade de alimentos.

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