Os princípios da alimentação saudável – Princípio I

Coma proteínas com carboidrato complexo.

Os dez princípios da alimentação saudável - Princípio I

Os dez princípios

Os dez princípios da alimentação saudável são baseados em conceitos fascinantes. Você entenderá de forma prática como escolhas alimentares inadequadas podem afetar seu metabolismo. Os dez princípios são fáceis de seguir e proporcionarão as ferramentas para controlar o peso, sentir-se bem e ter uma atitude mais positiva em relação ao alimento.

Princípio 1

Coma proteínas com carboidrato complexo

A combinação de alimentos protéicos com alimentos fonte de carboidrato complexo, nas proporções corretas, te fornece energia de forma gradual, pois converte lentamente o alimento em glicose. Com isso, você minimiza o potencial do corpo de armazenar os alimentos ingeridos em forma de gordura.

Vamos entender melhor como isso acontece?

Todo alimento que você ingere, transforma-se em glicose (maior fonte de energia do nosso corpo), que é transportada às células através da corrente sanguínea. Os níveis de glicose são constantemente monitorados e oscilam de acordo com nossa alimentação e hormônios.

A glicose pode ser armazenada nos músculos e no fígado; e quando em níveis elevados, um hormônio chamado insulina é liberado para armazenar o excesso de glicose como gordura, até que o organismo necessite dela novamente para fornecimento energético. Isso acaba tendo um efeito de montanha russa, que em termos de perda e ganho de peso, significa que, se comermos alimentos que elevem demais as taxas de glicose, ou que estimulem o organismo a liberar glicose em grandes quantidades, o seu estoque aumentará; maior quantidade de insulina será mobilizada e conseqüentemente maior será o armazenamento de gordura.Não só sua alimentação, mas também seu estilo de vida podem elevar as taxas de glicose e acelerar a produção de insulina: açúcar, carboidratos simples, estresse, cigarro e cafeína.

O truque é escolher alimentos que se transformem lentamente em glicose, limitando a quantidade de insulina produzida! São eles: proteínas e carboidratos complexos. Alimentos protéicos possuem uma digestão mais lenta, mantendo a taxa de glicose no sangue mais equilibrada e os carboidratos complexos possuem fibras, fazendo com que o organismo leve mais tempo para transformá-los em glicose.

Para saber qual a quantidade ideal que deverá ingerir destes nutrientes, qual o melhor horário, quais os tipos e formas de preparo mais saudáveis, etc; procure um profissional nutricionista que trabalhará de forma individualizada.

Cada um possui uma necessidade diferente, cada um tem um objetivo diferente, portanto, consulte-o que sua saúde e corpo agradecerão!

Tambem é muito importante, Mantenha-se hidratado.

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