Dicas: Mantenha o pique no carnaval

Mantenha-se hidratado e alimente-se bem

mulher bebendo água

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O carnaval no Brasil é o feriado mais esperado do ano. Seja você adepto das festas e do agito do samba de rua, salão e sambódromo, ou do sossego no campo ou praia. Para os que vão pular carnaval e precisam de energia para aproveitar a festa, éimportante se alimentar bem e se hidratar corretamente. Escolha um menu saudável e de fácil digestão para brincar o carnaval com força total e muita alegria.

Os cuidados já começam na primeira refeição do dia. Na mesa do café da manhã e na refeição antes da farra, seja almoço ou jantar, não podem faltar alimentos ricos em carboidratos integrais como pães, massas, arroz e cereais, além de batata e frutas, pois são os alimentos que mais nos fornecem energia e disposição.

Inclua também alimentos fontes de proteínas magras como peito de frango, peito de peru, peixes, carnes magras (baby beef, filé mignon, fraldinha, maminha), iogurtes desnatados e queijos magros (minas, ricota e cottage), além de legumes, verduras e frutas, alimentos altamente nutritivos, ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes.

Evite alimentos gordurosos

catchup, hambúrguer e batata frita

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Alimentos muito gordurosos como sorvetes, molhos a base de queijo, frituras, queijos amarelos, embutidos e salgadinhos devem ser evitados, pois além de serem muito calóricos e prejudiciais à saúde, dificultam a digestão, causando preguiça, sono e desânimo. Evite também alimentos formadores de gases, que causam desconforto, inchaço abdominal e cólica, como pimentão, repolho, brócolis, feijão, doces e couve-flor.

A hidratação adequada deve ser feita antes, durante e depois da festa. Essa é a época do ano em que as pessoas se desidratam mais. Não só pela quantidade de álcool que consomem, mas também pelo calor excessivo. Portanto, é fundamental beber muita água, chá gelado, sucos de frutas naturais e água de coco o dia todo, além de moderar na quantidade de álcool.

Além da ressaca e desidratação, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, maior a absorção do álcool pelo organismo e a quantidade de calorias ingerida. Abaixo, veja a tabela de calorias por bebidas:

Tabela de calorias

Tenha cuidado com os coquetéis estimulantes, como a combinação de whisky (ou vodka) e bebidas energéticas, guaraná e ginseng. Cada substância tem sua propriedade e o real efeito dessa mistura ainda é desconhecido. Saiba também como fugir da ressaca.

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