Casamento com homem mais velho ou mais novo?

Casar com homem mais novo aumenta risco de mortalidade da mulher.

Casamento com homem mais velho ou mais novo?

 

A ciência já comprovou que o casamento faz bem para a saúde de homens e mulheres. No quesito longevidade, se o casal tiver idade semelhante os benefícios serão maiores para a mulher. Explica-se.

Pesquisas têm mostrado que homens casados com mulheres mais jovens vivem mais e acreditava-se que mulheres casadas com homens mais novos também teriam uma vida mais longa. Entretanto, um estudo feito no Instituto de Pesquisa Demográfica Max Planck da Alemanha, mostra que se houver uma diferença de idade entre o casal, esse intervalo de anos provoca efeitos bem desiguais na expectativa de vida do homem e da mulher.

O estudo alemão analisou os registros médicos de mais de 2 milhões de casais dinamarqueses, e sugere que o melhor para a mulher é casar com um homem exatamente da mesma idade para garantir uma vida longa e saudável. Isso porque o maior intervalo de idade entre uma mulher e seu marido encurta a expectativa de vida da mulher. Ou seja, um homem mais velho encurta a vida dela e um marido mais jovem também proporciona o mesmo efeito.

Casar com homem da mesma idade é mais saudável

 Casar com homem da mesma idade é mais saudável

Vejamos os resultados: um homem que é sete ou nove anos mais velho do que sua esposa tem uma taxa de mortalidade 11% menor do que um homem cuja esposa tem a mesma idade. Contudo, uma mulher que é sete ou nove anos mais velha do seu marido tem uma taxa de mortalidade 20% maior do que se ela estivesse casada com um homem da mesma idade.

A explicação “clássica” seria de que homens mais saudáveis acabam escolhendo parceiras mais jovens que por sua vez têm maior expectativa de vida. Tais esposas mais jovens trazem para o casamento alguns benefícios, especialmente psicológicos e sociais, para o homem mais velho: além da vitalidade maior, a mulher mais jovem pode ser uma “cuidadora” na idade mais avançada, ajudando a prolongar a vida do parceiro.

Para Sven Drefahl, líder da pesquisa, ainda há dúvidas nestas explicações e afirma que ainda não estão claros quais são os motivos para as diferenças de mortalidade por causa de intervalo de idade das esposas.

Um das hipóteses que ele levanta é sobre a qualidade das amizades do homem e da mulher ao longo da vida. As mulheres costumam ter mais amizades íntimas fora do casamento do que o homem. Além do que, um marido mais jovem não ajudaria a aumentar a expectativa de vida de sua esposa mais velha por tomar conta dela, ou para fazer caminhadas, pois ela tem amizades que poderiam fazer isto por ela. Mas, o homem mais velho não tem.

 Casamento com homem mais novo deixa a mulher mais tensa

Assim, a mulher mais velha não obtém benefícios de um parceiro mais jovem. Outro fator abordado no estudo é que a diferença de idade entre o casal onde o homem é mais novo é encarada pela sociedade como algo que vai contra as normas sociais e daí, o casal, e especialmente a mulher, pode sofrer certa marginalização e receber menos suporte social. Como consequência, o casal experimentaria uma vida menos prazerosa e mais estressante reduzindo a saúde e finalmente aumentando a mortalidade. Importante: isso são especulações.

A boa notícia é que mulheres e homens casados ou em união estável, tendem a ter uma vida mais longa do que as pessoas não casada. Vale destacar que num “mau casamento” onde os cônjuges bloqueiam as reações emocionais frente a uma ofensiva ou crítica injusta do parceiro, o risco de morte é duplicado. Já no “bom casamento” os efeitos positivos são reais na saúde do casal.

Bibliografia

Harburg E. in Harbor A. A good fight may keep you and your marriage healthy. Disponível em http://www.ns.umich.edu/htdocs/releases/story.php?id=6286.

http://www.sciencedaily.com/releases/2010/05/100512062631.htm.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: