Exercício de meditação

É necessário praticar. Basta começar!

Exercício de meditação

 

A meditação pode funcionar como uma ferramenta de relaxamento e nos auxiliar a quebrar o círculo vicioso do estresse que vivemos.

Qualquer pessoa e de qualquer idade pode praticar a meditação, basta começar!

 

Exercício de meditação para iniciantes

 

1. Coloque-se em uma posição confortável.

Exercício de meditação

• Se estiver sentado, descruze pernas e deixe os dois pés bem apoiados no chão, mantenha a coluna ereta (sinta sua coluna apoiar-se em seus quadris) e acomode suas mãos sobre as pernas com as palmas virada pra cima.

• Se estiver deitado, descruze pernas e braços. Deixe os braços retos próximos ao corpo, e as palmas das mãos viradas para cima.

2. Feche os olhos e respire três vezes profundamente. Inspire contando até quatro e expire contando até sete. Concentre-se apenas em sua respiração.

3. Foque toda a atenção em seus pés. Sinta o que seus pés estão sentindo. Depois, lentamente, mude seu foco de posição e vá subindo por todas as partes do seu corpo, até o topo da sua cabeça.

4. Abra os olhos e repita a respiração feita no início da meditação.

5. Essa meditação deve durar de 10 a 15 minutos e pode ser feita sempre que sentir-se estressado e quiser relaxar.

O ideal é manter uma rotina para que sua mente seja educada. Se tiver disponibilidade de tempo, faça a meditação sempre no início da manhã e no final da tarde, por exemplo.

 

Exercício de meditação mais avançado

 

Ao sentir que já domina a técnica de meditação inicial, tente um exercício de meditação mais avançado.

Para isso você vai precisar de um relógio que tenha ponteiros de segundos(aqueles despertadores simples são os melhores).

1. Sente-se confortavelmente, como descrito na meditação para iniciantes e posicione o relógio de maneira que ele fique ao nível de seus olhos.

2. Repita o passo 2 da meditação para iniciantes.

Exercício de meditação

3. Abra os olhos e tente focar toda sua atenção no ponteiro de segundos do relógio. Ouça o barulho do tique-taque, observe as formas do ponteiro, acompanhe-o com os olhos e tente pensar apenas nele.

4. Observe durante quantos segundos você consegue manter o foco sem que sua mente desvie a atenção e vagueie.

5. Se mantiver uma rotina de meditação, irá notar que o tempo de atenção irá aumentando. Tente chegar a dois minutos.

 

Exercícios de meditação: é necessário praticar

 

Percebeu que não é preciso gastar dinheiro, nem ter equipamentos especiais para meditar? Tudo que você precisa fazer é praticar. Quanto mais praticar, mais benefício vai obter e, eles são rapidamente percebidos: melhora a concentração, traz mais clareza aos pensamentos, promove o autoconhecimento e o relaxamento.

Tão importante quanto investir em uma boa saúde física, é procurar meios de se obter uma boa saúde mental. Isso porque a maneira como a mente se relaciona com o corpo – e vice-versa – é fator decisivo para a saúde como um todo.

A meditação também melhora o sono. Se esse for seu problema, encontre outras dicas para dormir bem e viver melhor.

 

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