Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Na pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral.

“O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos”, explicou o pesquisador Arthur F. Kramer, um dos coordenadores do estudo. De acordo com os pesquisadores, à medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a atividade cerebral (a conexão das “redes”) aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.

Quando ficamos mais velhos, os padrões de conectividade diminuem e as “redes” não ficam bem conectadas para apoiar algumas atividades como, por exemplo, dirigir. Porém, com a ajuda do condicionamento aeróbico, essas “redes” se tornam mais coerentes. “Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos. É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição”, concluiu o especialista.

Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma atividade aparentemente simples, a caminhada seja adotada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.

10 motivos para você caminhar

Os consultores da assessoria esportiva MPR, Fábio Rosa e Emerson Gomes, listam a seguir dez benefícios que a caminhada diária pode fazer por você. Confira:

1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do estresse, ansiedade e depressão.
2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos
3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora
4- Melhora a circulação sanguínea
5- Auxilia na prevenção de varizes
6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)
7- Melhora a atividade do sistema imunológico
8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário
9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio
10- Alivia os sintomas da TPM

CAMINHADA PARA EMAGRECER

Dê adeus às gordurinhas e ganhe uma cintura mais fina em quatro semanas! A oferta soa interessante? Então, veja como a caminhada pode ser uma grande aliada da sua boa forma. E invista já nesta ideia

Pode acreditar: estudos recentes comprovam que uma simples caminhada de duas horas e meia por semana pode acabar com as gordurinhas extras e diminuir até 2,5 centímetros na cintura em quatro semanas. O complemento para um bom resultado é a água e uma dieta balanceada turbinada com muitas fibras e nutrientes, que ajudam no funcionamento do metabolismo.

O importante é não perder a força de vontade, levantar uma horinha mais cedo da cama e continuar o seu dia com toda a disposição. O exercício deve ser feito periodicamente – o recomendado é duas a três vezes por semana, com os dias intercalados.

No treino, procure alternar a velocidade da caminhada. No começo, vá um pouco mais devagar. Conforme os minutos vão passando, aumente o ritmo e sinta-se fazendo esforço. Dez minutos antes de acabar, diminua a velocidade para que o metabolismo desacelere. O tempo mínimo de caminhada para um bom efeito é de no mínimo 50 minutos.

Quando você esforça o seu corpo, melhora o desempenho dos músculos e queima as calorias resistentes e acostumadas com a rotina. Você pode exigir bastante dele se acompanhada por um profissional, assim terá ótimos resultados na perda daquela barriguinha.

Dica: para não correr o risco de lesionar o músculo depois daquele treino intenso, não deixe de se alongar bem antes e depois do exercício. Faça isso sempre com calma, e esticando cada parte do corpo por mais ou menos 15 segundos.

Leia também.: Exercício de meditação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: