Recomendações Nutricionais

Uma nutrição adequada é essencial durante o envelhecimento.

Recomendações Nutricionais

 

Carboidratos:
Preferir os complexos; arroz, pães, massas e biscoitos integrais, aveia, frutas e vegetais e evitar os simples: açúcar refinado, açúcar mascavo, mel, melaço de cana, pães, massas e biscoitos não integrais. Uma alimentação rica em fibras provenientes de carboidratos complexos é importante para a função e integridade intestinal.

Proteínas:
Preferir: peixes (cavala, salmão, sardinha), peito de frango, cortes magros de carnes, grãos, laticínios e seus derivados desnatados. Evitar: gorduras visíveis das carnes, pele de aves, partes escuras das aves (frango e peru), embutidos (salsichas, calabresa), carne suína, laticínios e derivados integrais.

Gorduras:
Preferir: óleo de canola, girassol, de soja e azeite de oliva extra virgem. Evitar: azeite de dendê, leite de coco, frituras, bacon, banha, manteiga, toucinho.

Micronutrientes:
Uma dieta rica em alimentos nutritivos, frescos e não processados garante a ingestão adequada de nutrientes e é alternativa no combate de deficiências comuns a esta faixa etária. Deve-se estimular o consumo de alimentos ricos em Cálcio na prevenção da osteoporose; de zinco e vitaminas antioxidantes (A, C e E) para fortalecimento do sistema imune.

 

Vitaminas Lipossolúveis Fontes
Vitamina A fígado, queijos, creme de leite,  manteiga, gema de ovo, rim, cenoura,  batata doce amarela e roxa, couve, chicória, espinafre, agrião,  folhas de  rabanete,  folhas de nabo, folhas  de  beterraba,  acelga, brócolis, almeirão, beldorega, manga, mamão.
Vitamina E germe de trigo, óleos vegetais, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.
Vitamina C
(ácido ascórbico)
frutras cítricas (laranja, tangerina, mexerica, etc.), goiaba, caju, manga, mamão, morango, carambola, tomate, pimentão verde, hortaliças cruas em geral.

Engana-se quem imagina que não é possível envelhecer com saúde e que todo o idoso é doente. Todos aqueles que estão nesta fase da vida devem conhecer seu organismo para identificar o que é o processo natural de envelhecimento e o que é sintoma de doença. É importante frisar que há pessoas que envelhecerão através da senescência, que é o processo natural do envelhecimento, enquanto outras sofrerão de senilidade, que configura as doenças.

Recomendações NutricionaisÉ certo que as condições de saúde de um idoso dependem do estilo de vida que adotou bem antes de passar dos 60 anos e que as modificações dos hábitos alimentares e prática de exercícios, podem ter grande influência sobre a qualidade e expectativa de vida em qualquer idade. Por esse motivo que a ciência hoje tem grande interesse em relacionar estas práticas saudáveis e inteligentes a redução e retardo das mudanças e doenças que surgem com o envelhecimento.

A alimentação, desde que nutricionalmente adequada, exerce papel fundamental na promoção, manutenção e recuperação da saúde de pessoas idosas, sendo que as mudanças decorrentes do processo de envelhecimento podem ser atenuadas com uma alimentação adequada e balanceada.

Hoje está claro que o indivíduo é agente de sua própria saúde e não mais um expectador.

O estilo de vida saudável pode mudar esta trajetória natural e conseqüentemente, modificar o ritmo do envelhecimento do organismo.

Uma nutrição adequada é essencial à promoção, manutenção e recuperação da saúde. Entretanto, durante o envelhecimento, algumas mudanças funcionais ligadas à nutrição impedem que os idosos tenham refeições saudáveis.

Exemplo de cardápio nutritivo

Recomendações Nutricionais

 

Para atender a todas as recomendações nutricionais deve-se variar os alimentos diariamente. A quantidade do alimento a ser ingerido varia de indivíduo para indivíduo, pois cada um tem a sua própria necessidade para tanto. Consulte um nutricionista que ele saberá como melhor adaptar a sua dieta com suas necessidades.

Refeições Alimentos Substituições
Café da manhã Leite com alto teor de ferro
Suplemento em pó rico em cálcio
Pão integral
Geléia de frutas
Laranja
Queijo, coalhada
Chá ou café
Pão francês ou torrada

Abacaxi, banana, maçã
Lanche manhã Pêra Maçã, caqui, kiwi
Almoço Arroz
Feijão
Peixe cozido
Vagem cozida
Agrião em salada
Azeite de oliva e sal (pouca qtde)
Mamão
Massa, batata, polenta
Lentilha, ervilha seca
Frango sem pele, ovo ou carne
Chuchu, abobrinha, cenoura
Alface, rúcula, catalonia
Ervas aromáticas
Melancia, melão
Lanche tarde Mingau  de aveia Leite ou iogurte com cereal
Jantar Massa ao sugo
Frango cozido
Escarola refogada
Beterraba em salada
Azeite de oliva e sal (pouca qtde)
Laranja lima
Arroz integral, batata, mandioca
Carne de vaca, peixe
Acelga, almeirão, agrião
Berinjela, quiabo
Ervas aromáticas
Mexerica, morango
Lanche noite Leite Iogurte, queijo fresco

“Cuide da sua alimentação, seu corpo agradece”.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: