Comportamento: Adquirindo hábitos

O sucesso em suas mãos

Adquirindo hábitos

Hábitos são tendências adquiridas que nos fazem agir sempre de determinada maneira. A identidade de uma pessoa é formada por padrões de comportamentoque ela vai adquirindo durante a vida. A pessoa observa, seleciona o que acha bom para si e aprende novas condutas que passam a ser seus novos hábitos. Desde a hora que acorda, como toma café da manhã e assim até a hora de dormir.

Vocação facilita adquirir hábitos

 adquirir hábitos

Hábitos podem ser adquiridos em qualquer tempo desde que haja vontade e interesse em adquiri-los. A capacidade de agir de acordo com o que gosta e faz bem é o que o direciona para adquirir costumes agradáveis e por isso eficientes ao seu desenvolvimento.

A vocação é a máxima capacidade de agir de uma pessoa e permite que mesmo em um ambiente adverso, se ela agir de acordo com sua vocação, conseguir alcançar os objetivos almejados e o sucesso. Para isto é preciso fazer escolhas.

Adquirindo hábitos bons e hábitos ruins

 adquirir hábitos

Hábitos bons e de acordo com a sua vocação são costumes aliados ao desenvolvimento pessoal. Já hábitos ruins atrapalham totalmente o desenvolvimento e quando detectados devem ser corrigidos.

Tente se olhar de longe. Só este distanciamento fará com que perceba suas qualidades e defeitos, isto é, seus hábitos bons e seus hábitos ruins.

Faça uma avaliação honesta de seus costumes e rotina. Só com o conhecimento dos padrões de comportamento é que pode programar alguma mudança. Estamos disponibilizando uma tabela que facilitará a análise detalhada de si mesmo. Existem alguns hábitos comuns a todas as pessoas e outros que são seus.

Quando dizemos que tal pessoa tem hábitos ruins, logo pensamos em bebidas, drogas, cigarros, preguiça e tantos outros. Porém, existem costumes tão autodestrutivos quanto estes, mas, mais difíceis de identificar, pois são sutis como o hábito do pensamento negativo e o hábito de adiar.

Como se adquire um hábito?

 adquirir hábitos

O hábito é formado pela repetição de determinado comportamento que transforma a pessoa naquilo que ela faz ou pensa.

Quando detectados os hábitos de agir e de pensar que estão atrapalhando o desenvolvimento é hora de colocar em prática as ações que favorecem a aquisição de novos costumes. É preciso aplicar no dia a dia com determinação repetindo-o conscientemente até que ele se torne um hábito. Quando essa nova conduta passa então a ser inconsciente e automática é quando o adquirimos. É como ensinar as crianças a escovar os dentes. No inicio pode ser cansativo e requer paciência, mas depois a criança percebe que deve escovar os dentes para o seu próprio bem.

Desanimo é normal no processo de aprendizado de uma nova conduta, mas aos poucos, sem perceber estamos internalizando o comportamento. Começaremos a ter a conduta desejada sem perceber. Passamos a nos sentir confortáveis com o hábito recém-adquirido.

Se adquirirmos o hábito de pensar positivo nos tornaremos positivos e atrairemos acontecimentos positivos para a nossa vida. Temos que ter paciência e ser pró-ativos, isto é, tomarmos a iniciativa da mudança e não ficar esperando as coisas caírem do céu. Ser organizado ajuda e é um dos hábitos mais importantes para ser adquirido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: