TV Digital

Decifre o universo da alta definição

TV Digital

 

Não é novidade que com um controle remoto é possível ver o mundo sem se levantar do sofá. Mas o homem quer mais do que conforto e, nos últimos dez anos, tem revolucionado a forma de assistir à televisão. Com a TV Digital, a telinha promete ser cada vez, mais próxima da imagem a olho nu.

Enquanto se desenha o futuro desse avanço tecnológico, o grande desafio é traduzir todo o vocabulário trazido pela TV Digital: HDTV, Full HD, conversor digital, HDMI. O emaranhado de siglas e termos fica ainda mais confuso quando você chega à loja para comprar um televisor e o vendedor parece saber menos do que você

Para não levar gato por lebre, entenda as principais nomenclaturas relacionadasà TV Digital, começando pela própria:

TV Digital

Depois de mais de 50 anos de exclusividade da TV analógica, no final de 2007 estreou no Brasil a transmissão do sinal digital. Isso significa aumento de conteúdo e melhor definição de imagem, ou seja, um canal de TV digital pode gerar múltiplos subcanais.

O sinal digital armazena mais dados porque pode transportar 19 megabits por segundo, quatro vezes a capacidade de um programa em alta definição. Trocando em miúdos, a TV Digital propicia melhor resolução de imagem seja qual for o tamanho da tela e pode incluir conteúdos interativos.

No Brasil, o governo prevê que até 2016 o sinal analógico seja totalmente substituído pelo digital. Logo, quem não tiver uma TV apropriada, terá que comprar um conversor digital.

Conversor Digital

 TV analógica

Os aparelhos de TV convencionais só recebem o sinal digital se houver um conversor digital. O conversor já está à venda no mercado e é uma opção para quem não quer gastar comprando uma TV nova.

HDTV – High Definition TV ou TV de Alta Definição

Ao contrário do que a maioria pensa, HDTV e TV digital não são a mesma coisa.HDTV é o padrão mais alto de transmissão de som e vídeo da TV Digital, o melhor dos 18 padrões existentes. Então, não se confunda! Não é qualquer tela fininha que tem alta definição, precisa estar configurada no formato 16:9. E dentro do padrão HDTV existem vários formatos. No topo da resolução do HDTV, está o chamado Full HD.

Nem todas as emissoras que transmitem sinal digital utilizam HDTV, logo, não adianta possuir um televisor com HDTV se o canal que você está assistindo não transmite sinal em alta definição.

HDMI

 Cinema em casa

A tecnologia digital dá uma grande ajuda para quem tem um home theater e quer trazer o clima de cinema para o conforto de casa. O HDMI (High Definition Multimedia Interface) veio para acabar com a grande quantidade de cabos na hora de ligar a TV a um aparelho de Bluray, por exemplo, conectando áudio e vídeo ao mesmo tempo.

O conector do cabo HDMI é pequeno e fácil de encaixar, além de garantir imagem em alta definição. Se você quer comprar um televisor, verifique se o aparelho é compatível com a tecnologia HDMI.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: