Ecoturismo: Motivos para saltar de paraquedas

Esporte nas alturas

A atividade cresceu no Brasil

Saltar de paraquedas pode parecer uma prática reservada exclusivamente às pessoas aventureiras e destemidas, porém, a evolução do paraquedismo como um esporte radical, com tecnologia e equipamentos de segurança avançados tem sido amplamente difundida no Brasil. Abaixo listamos 5 motivos para você viver essa emoção!

1º A liberdade ao voar de paraquedas

Saltar combate o estresse

Joaquim Antonio Portella Franco é paraquedista filiado à Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), possue mais de 1008 saltos no currículo, incluindo a quebra do recorde brasileiro de maior formação em queda livre. Para ele, a atividade faz bem à saúde, pois ajuda a combater o estresse e gera sentimentos de realização pessoal promovendo a concentração e a disciplina. “A sensação de voar é indescritível, não dá para explicar direito o que se sente. A descarga de adrenalina é intensa, antes, durante e no final do salto”, conta Joaquim.

2º Superar o medo ao voar de paraquedas

Medo vira cautela

Quando perguntado sobre qual o momento da prática que gera maior medo, no salto ou na aterrissagem, Joaquim diz que, normalmente, as pessoas têm medo no início, na hora do salto, mas depois se acostumam com a sensação. No caso dos paraquedistas experientes, Joaquim afirma que o medo se transforma em doses redobradas de cautela e a busca da evolução constante, evitando ao máximo qualquer possibilidade de falhas durante o salto.

Aos interessados em saltar de paraquedas pela primeira vez, o paraquedista esclarece que os instrutores que acompanham os iniciantes vão conversando com os mesmos durante o vôo, repassando os procedimentos de segurança e pouso e informando-lhes sobre a altura em que o avião se encontra e os procedimentos emergenciais. Essa conversa alivia a tensão inicial.

3º Paraquedismo é um esporte seguro

Tecnologia a favor da segurança

Os equipamentos destinados à prática do paraquedismo vêm sendo projetados e testados por sistemas computadorizados de última geração. Tanto o paraquedas principal, quanto o reserva, ficam abrigados em containers(aquelas mochilas que os paraquedistas carregam às costas).

Equipamentos como altímetros sonoros, que sinalizam o momento indicado para a abertura, e disparadores, que acionam o paraquedas reserva em caso de falhas no principal, diminuem a margem de erros que possam causar acidentes.

A tecnologia também é responsável pelo peso cada vez menor dos equipamentos. Tecidos especiais são responsáveis por equipamentos visivelmente menores se comparados aos equipamentos antigos. A segurança dos equipamentos utilizados nos saltos é garantia de tranquilidade na prática do esporte. Você pode pedir para verificar a periodicidade e como é feita a manutenção dos equipamentos e acessórios da escola.

4º Cenários deslumbrantes ao voar de paraquedas

Paisagens vistas do alto

Muitas escolas de paraquedismo oferecem, além da aventura, uma experiência única de contato com a natureza propiciada pelas paisagens que podem ser vistas das alturas. Quem prefere não saltar, pode aguardar e assistir aos aventureiros pousarem em lugares predeterminados ou não, bem recepcionados, pois muitas escolas possuem infraestrutura dotada de playground para as crianças, bares, restaurantes e estacionamentos, o que facilita na hora de organizar a viagem.

5º O salto de paraquedas pode ser eternizado

Câmeras registram o salto

Normalmente, as escolas disponibilizam um “câmera-flyer “, que seria uma espécie de paraquedista-cinegrafista para acompanhar instrutores e aventureiros. É ele o responsável por registrar e transformar esse momento único de adrenalina em fotos e filmagens. Interessado em embarcar nesta aventura? Então veja como e onde saltar de paraquedas.

Fique conectado conosco através da nossa página no Facebook. Curti logo abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: