Atividades para Ecoturismo

Faça o seu roteiro de aventura

Atividades para Ecoturismo

Proporcionar contato direto e intenso com a natureza é essencial para que uma viagem possa ser considerada ecoturismo. O conceito, entretanto, abrange também o chamado turismo de aventura, que consiste no aproveitamento dos recursos naturais para a prática de esportes radicais.

Antes de organizar sua viagem, conheça um pouco sobre as modalidades que as empresas especializadas costumam disponibilizar em meio aos cenários naturais do país.

Turismo de aventura no Brasil

 turismo de aventura

Segundo Ariane Janér, cofundadora e coordenadora técnica do Instituto EcoBrasil, estudos do Ministério do Turismo apontam que, das cerca de 175 milhões de viagens domésticas, aproximadamente 6% tem como destino turismo de aventura. Muitas delas são viagens de fim de semana para destinos próximos aos grandes centros urbanos.

Parque Nacional Foz de Iguaçu é o campeão com mais de 1 milhão de visitas por ano. Por destinos como Itatiaia (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Serra do Cipó(MG) e Aparados da Serra (RS) passam mais de 100 mil turistas anualmente;Serra do Mar (SC) e Brotas (SP) são outros destinos também muito procurados.

Ariane Janér afirma que as modalidades de esportes mais popularessão aquelas que não exigem extraordinárias doses de adrenalina e condicionamento físico, tais como as caminhadas e passeios de bicicleta. No entanto a procura pelas modalidades de canoagem/rafting, arvorismo e cavalgadas está aumentando.

Modalidades do turismo de aventura

Atividades aquáticas

A modalidade boia cros tem como desafio enfrentar pequenas correntezas em rios e pode ser praticada em boias individuais ou imensas boias redondas que podem comportar grupos com mais de 10 pessoas.

 Snorkeling

Uma atividade mais tranquila é o snorkeling ou flutuação, os turistas usam roupas especiais, colete salva-vidas e máscara para observar bem de perto a beleza da vida aquática.

Atividades terrestres

 Cicloturismo

Antigamente, o cavalo era o meio de transporte mais usado, antes da invenção do automóvel. A cavalgada tornou-se uma atividade eficiente para longas travessias em terrenos muito acidentados nos quais os automóveis não são permitidos. O ciclo turismo é também uma forma de apreciar as belas paisagens, além de proporcionar agilidade no percurso.

Para os adeptos de trilhas ou caminhadas, empresas especializadas calculam a distância, o tempo e providências necessárias para aproveitar a natureza. Outra opção é trilhar entre cenários inesquecíveis por mais de um dia, modalidade conhecida como trekking. Quando a atividade dura menos que 24 horas ela recebe o nome de hikking.

Atividades nas alturas

 paraglider

O paragliding é a atividade realizada com o parapente, ou em inglês paraglider, nome dado ao aeroplano que se assemelha a um paraquedas, pois não tem estrutura rígida. As linhas acopladas às suas asas permitem ao piloto realizar manobras e navegar no ar, aproveitando as correntes de vento para realizar esse esporte radical.

Para quem quer unir as alturas com belas quedas pode optar em descer cachoeiras, pontilhões e paredões, atividade conhecida como rapel. Os praticantes conseguem realizar o esporte graças aos equipamentos de segurança, que incluem roldanas e cordas.

Outro tipo de esporte radical, similar a uma queda, é a tirolesa, onde um equipamento composto por cordas e roldanas é usado para atravessar montanhas, vales e cânions.

Atividades para as crianças

O turismo ecológico pode ser uma grande fonte de conhecimento e conscientização da importância de se preservar o meio ambiente, especialmente para as crianças. Ao tomar conhecimento sobre os prazeres e processos naturais do meio ambiente, as pessoas tendem a retornar à rotina mais preocupada em mudar hábitos nocivos à natureza.

A observação de aves é uma atividade que requer o acompanhamento de guias especializados para esclarecer as dúvidas sobre os bichinhos em seu habitat natural. Porém, é bom consultar reservas naturais, pois algumas podem não abrir espaço para visitação para preservar o meio ambiente.

 Observar a fauna e flora é uma atividade permitida em alguns parques

Roteiros de ecoturismo tendem a possuir infraestruturas menos sofisticadas embora eficientes e satisfatórias aos aventureiros. Diferentemente das viagens para roteiros tradicionais de turismo, os passeios a céu aberto exigem roupasmais confortáveis, especiais para longas caminhadas, além de protetor solar, óculos escuros, mochilas, cantil para água, repelente contra insetos, lanternas e, conhecimentos sobre camping, no caso de acampar.

Outro esporte popular entre os aventureiros de plantão é o paraquedismo. Veja também Ecoturismo: motivos para saltar de paraquedas.

Fique conectado conosco através da nossa página no Facebook. Curti (Like) logo abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: