Livros – Indicação da Semana

Indicação de obras literárias que devem ter em sua estante.

Minha Mãe se matou sem dizer adeus

O autor, Evandro Affonso Ferreira, é uma recente revelação brasileira. Ele escreveu a história a partir do que imaginava sobre as pessoas que observou enquanto passava quatro horas diárias em uma doceria de um shopping paulistano. O resultado: um velho escritor de quase 80 anos reflete sobre sua vida, relembrado o suicídio da mãe, uma artista fracassada e alcoólatra, quando ainda era criança.

O livro foi escolhido como o melhor romance de 2010 pela Academia Paulista de Críticos de Arte – APCA.

Sinopse:

Sentado à mesa de uma confeitaria num shopping, o narrador, um escritor à beira dos 80 anos, vê a vida passar e espera a morte, enquanto relembra acontecimentos de sua infância — como o suicídio da mãe, uma artista fracassada, bêbada e louca, mas com quem mantinha um forte laço. O velho decrépito conversa telepaticamente com outros freqüentadores do shopping, e justifica sua existência melancólica escrevendo sem parar um livro que talvez jamais seja publicado.

Primeiro volume de uma nova trilogia do autor dos elogiados Grogotó!, Araã! e Catrâmbias!, MINHA MÃE SE MATOU SEM DIZER ADEUS é um romance surpreendente, assim como o método de trabalho do escritor Evandro Affonso Ferreira. Durante quase um ano, Evandro passou quatro horas de seu dia em uma doceria de um shopping paulistano. Não entrevistou ninguém, apenas observou o comportamento de quem passava por ali e imaginou histórias. Chegou ao texto final ali mesmo, rabiscando em vários blocos, que só depois digitou no computador.

Onde comprar: Livraria Cultura

No Princípio era a Maravilha

“‘No Princípio era a Maravilha’ tem todas as virtudes esperáveis de uma obra introdutória séria: apresenta o temas por capítulos, é profundo sem pretender ser exaustivo, é redigido com elegância e paixão”.

Sinopse:

Nesta obra o autor, Enrico Berti, reflete sobre a experiência de ‘maravilha’, que é a expressão da liberdade e do desejo de saber. A maravilha é a origem da filosofia e da busca do conhecimento. Nessa obra, em oito capítulos, Berti refaz perguntas dos filósofos antigos, analisa e compara suas respostas com as das religiões reveladas e suas influências recíprocas, além de focalizar as relações entre filosofia e política, filosofia e ciência, e filosofia e história.

Onde comprar: Livraria Cultura

Tenha uma boa leitura!

Partilhe este post: Se gostou das indicações, partilhe com seus amigos usando os botões do bookmarking abaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: