Dicas de Nutrição – Cuidados com a Alimentação no Verão

Cuidados com a Alimentação no Verão

Por Nicolas Gonçalves via parceiro Dicas de Nutrição

Com a chegada do verão, a atenção com a conservação dos alimentos deve ser redobrada, desde o momento da compra até a maneira como é armazenado em casa. O ideal é comprar sempre produtos de boa procedência, observar a data de vencimento e as características do alimento.

A deterioração de alguns alimentos, no entanto, não depende exclusivamente de sua data de validade, mas do tempo que está aberto. Uma dica é colocar etiqueta e anotar o dia em que você abriu o produto. Além disso, a maneira como a comida é guardada na geladeira também pode prejudicar a sua qualidade. Abrir e fechar a porta a todo momento e superlotação interferem na temperatura da geladeira e na conservação. Atente ainda aos locais para guardar os alimentos. A parte superior do refrigerador deve ser reservada para leite, queijos, ovos, frios, enquanto a mais baixa é propícia para verduras e legumes.

Na hora do preparo, a higienização das mãos, com água e detergente, é fundamental para evitar contaminação dos alimentos. Cuidado também com o que dar para as crianças na praia. Para evitar contratempos, leve tudo de casa em uma bolsa térmica com gelo reciclável ou comum. E não se engane: lanches naturais vendidos são um perigo, porque levam maionese, e de natural não têm nada.

Os alimentos após o preparo devem ser servidos o mais rápido possível (no máximo 30 minutos em temperatura ambiente). O que não for consumido, deve ser transferido para recipientes plásticos com tampa, e guardados em geladeira pelo prazo máximo de 1 dia.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

– Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves!

– Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

– Frutas e legumes como mamão, cenoura, abóbora, manga e acerola preparam a pele para um bronzeado bonito e duradouro.

– Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

– Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

– Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco). Crianças e idosos necessitam de uma atenção especial, pois tendem a desidratar mais facilmente.

– Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos. Veja a receita: Sorvete de Inhame.

– Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

– Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

– Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.

– Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Abraços a todos!

Quer mais Dicas de Nutrição acesse o site do nosso parceiro www.dicasdenutricao.com

 

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