Perda de condicionamento físico

Quando e como recomeçar?

Perda de condicionamento físico

A perda de condicionamento físico, tanto cardio-respiratório quanto muscular é algo nebuloso na cabeça dos indivíduos leigos. Algumas pessoas acreditam que podem retornar rapidamente ao mesmo treino que faziam depois de semanas, meses e até mesmo anos sem treinar. Geralmente são estas as que mais se machucam.

Reversibilidade é um dos princípios do treinamento físico. A grosso modo, este diz que da mesma maneira que as adaptações surgem através do treino estas desaparecem com o destreino.

Naturalmente da mesma maneira que não ganhamos condicionamento em um dia também não o perdemos. Ou seja, precisamos ter consciência do que efetivamente acontece durante o destreino para saber quais providências tomar.

Segundo estudos publicados no Journal of Strenght Conditioning Research (1994), um dos mais respeitados periódicos científicos dos USA em relação a pesquisas sobre exercício e condicionamento físico, durante três semanas consecutivas sem treino ocorrem as seguintes perdas fisiológicas: 8% da capacidade aeróbia máxima, 10% da capacidade do músculo do miocárdio, 12% do volume plasmático do sangue, 7% da capilarização, 30% das enzimas responsáveis pelo metabolismo aeróbio,  52% da capacidade de metabolizar gorduras e  10% da força máxima.

Outros estudos mostram que após alguns meses as perdas geralmente conduzem o indivíduo a um estado de condicionamento anterior ao que possuía antes mesmo de iniciar o seu treinamento físico, isto inclusive em atletas com muitos anos de experiência e treino.

Obviamente que não perdemos tudo, a memória “fisiológica”, a técnica, coordenação do movimento, parece ficar gravada no indivíduo. Isto faz com que não precisemos retornar aos estágios iniciais de aprendizado.

Portanto após um período prolongado sem exercícios, precisamos reiniciar progressivamente nosso treinamento, talvez precisemos de um período extenso para recuperar algumas qualidades físicas outrora atingidas, contudo, não necessitaríamos reaprender o gesto motor.

“A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais” .

(Winston Churchill)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: