O sono não dorme no ponto

Uma noite bem dormida é um dia a mais com qualidade de vida…

O sono não dorme no ponto

Dormir não é apenas dar repouso ao corpo após um dia de muitas tarefas.

Como todas as outras funções do corpo humano que é uma das mais perfeitas formas de vida no planeta, o sono também tem finalidades muito mais abrangentes do que apenas o descanso.

Importância do sono

A ausência de noites bem dormidas vai acarretar problemas de saúde, de coordenação motora, nervosismo, irritação, falta de atenção e muitos outros males.

Quando dormimos, nosso corpo desliga a capacidade de agirmos por conta própria. Ele assume as rédeas de nosso corpo e coloca todas as funções reparadoras e armazenadoras para atuarem. Ele precisa de todo o controle.

Quando acordamos várias vezes, interrompemos esse processo. Imagine nosso corpo trabalhando e toda hora sendo interrompido. Não vai sair um serviço bem feito. Ele depende de nossa ajuda.

Assim, temos que procurar maneiras para proporcionar um sono sem interrupções, para que o trabalho seja feito corretamente.

Benefícios do sono

Armazenar conhecimentos

É acima de tudo, mais uma das maneiras sábias e engenhosas que nosso corpo utiliza para restabelecer as energias e armazenar conhecimentos.

Rejuvenescimento é outro benefício do sono — Sim, durante o sono é quando nosso organismo produz o hormônio de crescimento em maior quantidade e ele é um dos responsáveis pela renovação celular e propicia a manutenção da nossa juventude. Um sono bom representa uma renovação boa. Resultado, uma pele mais saudável e conseqüentemente mais nova.

Por esse motivo, quando dormimos bem acordamos renovados, com uma aparência boa. Ao contrário de uma noite mal dormida que nos deixa com a pele seca, marcada e cansada.

Cientistas pesquisam o sono há muito tempo e com aparelhos sofisticados estão conseguindo acessar suas particularidades e descobrir seu verdadeiro propósito.

Quanto tempo passamos dormindo?

Dormimos cerca de um terço do nosso dia. Quando fazemos esse cálculo é que temos noção de quanto tempo passamos dormindo. Se colocarmos essa fração nos anos vividos, então ficamos estarrecidos!

Os processos complexos, pelo qual nosso corpo passa enquanto dormimos, demonstra a importância que o sono tem para nossa saúde física e mental.

Esse, não é um tempo desperdiçado e sim vital para o funcionamento de todas as nossas células e órgãos. Portanto deve ser bem aproveitado pelo nosso corpo. Um sono tranqüilo é a garantia da utilização adequada desse evento.

Podemos comparar esse trabalho a uma manutenção diária de uma máquina. Depois do expediente a máquina para, assim o pessoal da manutenção pode fazer os reparos. No dia seguinte tudo estará funcionando bem.

Necessidade de sono

O sono não dorme no pontoA necessidade de um número determinado de horas de sono varia de pessoa para pessoa.

Está provado que crianças e adolescentes precisam de mais horas de sono.

Adultos um pouco menos e à medida que envelhecemos, esse número cai.

Uma mesma pessoa pode ter alterações no seu padrão de sono. Isso pode ocorrer devido a fatores adversos, como físicos, sócio-culturais, psicológicos, ambientais e outros.

Horário propício para o sono

O horário em que dormimos também é fundamental.

À noite, com a falta de luz e com a temperatura mais baixa, nosso corpo encontra o ambiente ideal para diminuir sua atividade e começar o processo do sono.
O sono não dorme no ponto
Com o anoitecer, nossos olhos percebem a ausência da luz e a glândula pineal (pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro) começa a produzir a melatonina (hormônio) que faz com que o nosso organismo regule o ciclo do sono.

Por esse motivo, muitas pessoas têm dificuldade de pegar no sono em ambientes claros e quentes.

No verão a dificuldade para dormir é maior.

Com o frio, dormimos mais e melhor.

Dicas para os insones:

• Quanto mais baixa for a temperatura do corpo, mais sono sentimos.

• Procure dormir em um quarto escuro e arejado.

• Ruídos também são inimigos do sono. O silêncio é seguramente necessário e uma dádiva nos dias de hoje.

As ondas cerebrais têm uma atividade intensa no período em que dormimos e é essa atividade que os cientistas estudam para compreender melhor sua função.

Se você dorme mal e quer melhorar este problema para ter uma melhor qualidade de vida, acesse nosso programa “Mudando para Mudar”, que lhe ajudará a mudar de hábitos.

Leia também: Bem estar – O Sono da Beleza |  Sono e Exercício

Deixe um comentário