Mundo Pet – No verão proteja a saúde do seu melhor amigo

A incidência de alguns parasitas aumenta no verão.

No verão proteja a saúde do seu melhor amigo

Com as férias se aproximando, a gente aproveita para fazer uma viagem mais prolongada e, claro, que muitas vezes levamos nosso animal de estimação junto conosco.  O que muita gente não sabe é que em viagens, nosso bichinho fica exposto a mudanças de ambiente e de clima e precisamos prepará-los para enfrentar as doenças de verão transmitidas por alguns ectoparasitas como carrapatos, piolhos e insetos comuns em ambientes arborizados e com água abundante.

No verão os cuidados com a saúde antes de viajar

A primeira coisa a se fazer antes de viajar com seu animal para uma temporada de férias é um exame de sangue para verificar como anda a sua imunidade, pois assim é possível saber se ele está em condições de viajar ou não.

Saúde do animal no verão

Outro cuidado importante com a saúde do seu melhor amigo é realizar um exame de fezes antes e depois da viagem. Lembre-se que seu animal entrará em contato com terra, com grama ou areia e poderá contrair algum parasita intestinal.

Existe uma doença, comum em regiões litorâneas, chamada dirofilariose. É uma doença grave causada pela Dirofilaria Immitis, um parasita transmitido por mosquitos que se alojam no coração e artérias pulmonares dos cães que freqüentam ou moram nessas regiões. Por isso antes de viajar, é importante proteger os animais contra essa doença com um anti-parasitário específico.

Saúde do animal no verão

Engana-se quem pensa que o carrapato está presente apenas no interior, e em locais distantes de centros urbanos. Ele está presente nas grandes cidades em praças, parques e pode transmitir uma doença grave chamada erlichiose canina, transmitido pelo carrapato Rhipicephalus Sanguineus infectado por um hematozoário chamado Erlichia Canis. No verão a incidência de carrapatos é maior, por isso o animal deve usar (durante o ano todo) um produto para prevenir a infestação de carrapatos.

As pulgas também costumam aparecer em maior quantidade no verão e a pulga participa do ciclo que alguns vermes intestinais em cães e gatos. Portanto, proteger o seu animal durante o ano todo contra os “insetos saltirantes” é muito importante.

Através de exames laboratoriais, você descobre se o seu animal está com alguma destas infecções, podendo tratar com precisão de for preciso, mas lembre-se sempre que para conservar a saúde do seu animal de estimação, o importante é a prevenção.

Procure um médico veterinário e faça um check-up periódico na saúde do seu animal.

Tenha também sempre em mãos um kit de primeiros socorros.

One Response to Mundo Pet – No verão proteja a saúde do seu melhor amigo

  1. Pingback: Mundo Pet – Redobre a atenção em seu pet no verão « Top Joy!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: