Bem Estar – Sono e Exercício

Você sabia que apnéia do sono pode estar associada ao excesso de peso?

Sono e Exercício

 

Chega a ser quase um contra-senso o fato de que, num mundo onde o tempo é escasso, nós passemos metade dele dormindo. Porém somente notamos a importância do sono no momento em que tentamos “driblá-lo” ou quando apresentamos algum distúrbio do sono. Dormir é uma necessidade fisiológica que ainda não foi totalmente decifrada, contudo parece que durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,   podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e no longo prazo. Uma série de problemas vêm sendo relacionados a distúrbios do sono e, ao mesmo tempo, estudos têm demonstrado que o exercício físico pode trazer muitos benefícios para a melhora da qualidade do sono.

De uma maneira muito simplificada, podemos dividir o sono em 5 estágios: 1 e 2 (superficiais), 3 e 4 (profundos – sono delta) e 5 (sono – REM). Acredita-se que os estágios 3 e 4 participem da restauração do físico e a fase REM da restauração mental (visto que a atividade cerebral aumenta muito neste momento).

Algum distúrbio do sono tem a ver com um período de latência muito extenso para se atingir os estágios 3 e 4, outros casos apresentam um aumento desproporcional do estágio REM que compromete a restauração corporal. Além destes, a apnéia durante o sono é outro problema que acomete boa parte da população mundial.

Exercícios físicos regulares têm contribuído de forma muito eficaz no combate a alguns destes distúrbios. Parece que o exercício físico regular diminui o período de latência para que se atinjam os estágios 3 e 4, melhora o equilíbrio entre a fase REM e os outros estágios, além de minimizar a apnéia durante o sono – que geralmente está associada a um excesso de peso corporal.

 

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