Dicas ao viajante

Planeje sua viagem

As férias estão próximas e você ainda não decidiu para onde vai? Planejar em cima da hora sem muitas informações sobre o destino escolhido pode transformar sua viagem em um pesadelo. Temos algumas dicas básicas para aproveitar cada segundo de sua estada.

Aproveite a viagem ao máximo

Informe-se sobre a economia, história, o clima, a população, os costumes e tradições locais, os principais pontos turísticos, centros de cultura, lazer e compra. Na Internet, é possível encontrar boas dicas dos países. Consulte também livros e guias turísticos.

Lembre que visitantes desinformados perdem o melhor da viagem. Ter um mapa local em mãos será útil na escolha de hotéis, bem como dos principais trajetos a serem percorridos, atrações turísticas, praias, restaurantes, shoppings, feiras, etc. Pode-se perder muito tempo na locomoção entre um hotel mal localizado e pontos turísticos distantes.

Atenção! Vários museus e templos não permitem fotos internas ou com o uso do flash. Respeite essas regras e também não invada áreas restritas, pois a vergonha de ter a atenção chamada em público não compensa nem a mais linda foto.

Viagem de trem

Vale a pena verificar o trem antes de optar por essa aventura, pois não há nada pior do que sacolejar em um vagão lotado e capenga. Aposte nos trens mais novos!

Os trens antigos costumam ter assentos duros e banheiros menores, além de serem mais barulhentos e balançarem mais. Já os modernos exibem ajustes automáticos da poltrona, que é mais larga do que a da classe econômica dos aviões e com muito mais espaço para esticar as pernas.

Alguns têm ainda telefone público, serviço de fax, telas individuais de vídeo, tomada para laptop, máquinas automáticas de café expresso e até chuveiro nas cabines. É o caso do espanhol Talgo. Enquanto isso, o lendário Expresso do Oriente, apesar de reformado, não oferece aos passageiros a comodidade de um banho a bordo – a higiene tem de ser feita em uma trivial pia de banheiro.

Na Índia, apesar de ser o principal meio de transporte, a superlotação e os atrasos são recorrentes. O mesmo acontece na América do Sul que, para piorar, ainda não apresenta linhas férreas integradas.

Nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, andar de trem é prático e fácil. Na Europa, coberta por mais de 200.000 quilômetros de ferrovias, que interligam 27 países e 100.000 destinos, os trens também são uma ótima opção.

Situação dos trens

Enquanto na França e na Alemanha o passageiro pode se deslocar de um lado para o outro em locomotivas de última geração, em Portugal e Grécia, a viagem é feita em carros lentos e antigos, que não cobrem todo o território. Na Espanha, faltam linhas diretas entre lugares próximos; e no Leste Europeu, as bitolas diferentes obrigam o passageiro a fazer várias baldeações no percurso.

Fique de olho nos descontos de passagens avulsas e nos passes para passageiros especiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, quem tiver mais de 62 anos ou a carteira de estudante local e viajar com a Amtrak, principal empresa ferroviária do país, paga 15% a menos. No Canadá, maiores de 60 anos têm entre 15% e 20% de abatimento e jovens com carteira internacional, 25%.

Na Europa, há passes mais baratos para menores de 26 anos se viajarem de segunda classe. Com o BritRail, válido para a Grã-Bretanha, maiores de 60 anos pagam 20% a menos e estudantes, 25%.

Serviços

Se você prefere se deslocar com mais independência na cidade, alugar um carro é uma saída, porém tem que ser decidido antes de partir. É possível deixar o carro reservado na locadora e deixar pré-pago.

Caso for multado, nem pense em esconder o fato da locadora. Mesmo que a empresa locadora pague, depois pode cobrar de você.

Os bancos geralmente estão abertos de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30, fechando aos sábados domingos e feriados.

Informe-se no local sobre o funcionamento dos correios. Nas grandes cidades estão abertos de segunda à sexta, das 8h30 às 18h30 e sábados das 07h30 às 11h. O horário comercial nos dias úteis é das 8h ao meio dia e das 14h às 17h, fechando nos fins de semana. Consulte o turist information ou na recepção do hotel (concierge) os horários de funcionamento.

Que tal um tour pela Europa? Não se esqueça de incluir a Holanda!

Anúncios

3 Responses to Dicas ao viajante

  1. Pingback: Documentos para viagem ao exterior « Top Joy!

  2. Pingback: Documentos para viagem ao exterior « Top Joy!

  3. Pingback: Como planejar uma viagem gastando pouco « Top Joy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: