Acne: será que a alimentação influencia? | Dicas de Nutrição

Por Dr Ana Paula Fidélis. A acne ou então chamada de espinhas tem fatores variados podendo ser genéticos, alimentares, estilo de vida, poluentes ambientais, estresse, deficiência de minerais e vitaminas, consumo de bebidas alcoólicas e outros.
O aparecimento de acne se dá através do entupimento dos poros da pele e com consequente aumento de crescimento bacteriano. Ela pode formar pus ou não. As causas deste aparecimento são resistência a insulina, síndrome do ovário policístico, desregulação hormonal, alterações hormonais na puberdade e inflamação. O consumo de gordura saturada, alimentos com alta carga glicêmica (são alimentos que elevam muito o açúcar no sangue), ingestão de leite e derivados agravam muito a acne e levam ao seu aparecimento.
Vários estudos apontam o leite e derivados como causador importante do processo da acne. Muitos estudos mostram o poder de alergenicidade da proteína do leite e o aparecimento da inflamação, outros reportam o índice de insulina como causador porque estes alimentos tem o poder de aumentar a insulina no nosso corpo, fazendo com que haja uma maior absorção de açúcares e gorduras, aumento de hormônios que levam ao aparecimento de acne e desregulação na ingestaão de carboidratos.  Além disso o leite e derivados são ricos em hormônios, iodo o que atrapalha o funcionamento interno correto.
Como a acne está presente principalmente em adolescentes ela ainda é agravada pelo consumo inadequado de alimentos destas pessoas. O consumo de leite com achocolatados, pão branco, sanduíches, gorduras, álcool, balas, doces, sorvetes, pobre em vegetais, verduras e fibras contribuem muito para o aumento da acne.
A acne em pessoas adultas tem muita relação com alteração hormonal, inflamação e alergenicidade de algum alimento. É muito importante a investigação para que haja melhor tratamento.
A questão do chocolate e das oleaginosas é relativa. Por isso sempre relato a importância da individualidade bioquímica. Estes alimentos podem ser causadores de acne para certas pessoas mas não para todas. O que influencia aqui é a alergenicidade dos mesmos.
Algumas dicas são muito interessantes para quem quer diminuir a inflamação da acne e até mesmo seu aparecimento:

– Sempre ingerir frutas, verduras e legumes variados;
– Beber no mínimo 2 litros de água durante o dia;
– Aumentar o consumo de peixes;
– Fazer uso de fibras como aveia, fibra de maracujá, linhaça e outros;
– Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
– Consumir clorofila sendo a couve prinicpal fonte;
– Evitar sempre produtos de padaria, alimentos industrializados, refrigerantes, suco em pó, leite e derivados.

Para melhores resultados não tente fazer sozinho, vá ao nutricionista funcional!

Via parceiro Dicas de Nutrição

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: