Ceia de Natal Saudável | Dicas de Nutrição

Por Mariana Fantini

Com o Natal chegando já pensamos na fartura que terá nossa mesa segundo as tradições que seguimos. Muitas carnes, guloseimas, tortas…

Sempre exageramos com tantas coisas suculentas e depois nos arrependemos. Aí é a hora de compensarmos tudo isso.

Mas ao invés de pensarmos desta forma, deveríamos mudar um pouco as tradições e criar pratos mais saudáveis e adequados ao clima próprio desta época.

Algumas dicas do que seria melhor colocar em sua mesa:

– Frutas da época como: Goiaba, Pêssego, Laranja, Manga, Mamão, Melancia, Melão, Uva, Abacaxi, Figo, Pêra;

– Nozes, Castanhas e Amêndoas podem ser consumida em pequenas quantidades, picadas e misturadas ao arroz;

– Prepare carnes brancas como: Peru, Chester, Frango e Peixes como salmão, sardinha, arenque e truta pela presença de Omega 3 (gordura benéfica que contribui para a saúde do coração);

– Utilize arroz integral;

– Prefira incluir frutas secas às carnes, nas preparações;

– Utilize temperos naturais como cebola, alho, gengibre, pimenta, limão, azeite, açafrão e ervas para preparar as carnes;

– Para beber, dê preferência à água e sucos de frutas da época como melão e melancia que são ricos em água e contém poucas calorias;

– Prefira consumir o Panettone Light, pois uma fatia de 80 gramas do panettone tradicional apresenta 280 calorias e 42 g de carboidratos e o panettone light 210 Kcal e 34 g.

Na hora de montar o prato você pode seguir essa dica para não se perder:

– Preencha com metade de hortaliças cruas, ¼ com carne branca e o restante com acompanhamentos menos calóricos que os habituais.

– Para a sobremesa escolha frutas para auxiliar a digestão.

Para quem gosta de comemorar com o tradicional brinde sugiro substituir o tradicional champagne ou qualquer outra bebida por uma taça de vinho tinto que possui flavonóides, conhecidos por prevenirem doenças do coração. Ou então opte por vinho sem teor alcoólico ou suco de uva.

Via parceiro Dicas de Nutrição

 

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