Morar ou não sozinho?

Morar ou não morar sozinho?

Sinônimo de independência?

Fator de construção de caráter?

Cada caso é válido…  até para morar sozinho.

”Permita-se mudar e seja feliz. Mas tenha o pé no chão e assuma as responsabilidades. Às vezes parece chato, mas se programar, fazer contas e colocar tudo na ponta do lápis é fundamental. Outra coisa muito importante é saber que se mudar não é se afastar”

Traçamos em uma primeira instância os provaveis motivos pelo qual você moraria sozinho.

1. Estudar longe de casa.

2. Trabalho em outra cidade.

3. A idade avançando é o motivo.

Aqui vão algumas dicas para quem vai morar sozinho, para quem esta saindo da casa dos pais seja qual for o motivo.

A independência é conquistada dias após dias morando sozinho e ganhando experiência.

Grana…

Ter grana é mais que fundamental para se morar sozinho, sendo somente o seu dinheiro ou o seu somado ao dos seus pais. Pensar que você vai ter que administrar esse dinheiro mensal durante um longo mês é coisa para poucos. Se o dinheiro for todo contadinho, não se engane, a balada semanal vai ter que ser cortada. Portanto a primeira lição que se deve ter ao ir morar sozinho é que você vai sim abdicar de muitas coisas. Mas quem disse que seria tudo fácil, lindo e cheio de bebedeiras, amigos e sexo? Ninguém.

Principais despesas

Despesas de Primeiro Nível
São aquelas despesas essenciais pra sobrevivência ou pelo menos pra você não ir parar na cadeia ou no hospital por falta de comida.
Ex. Alimentação, Aluguel / Condomínio, Água, Luz e Gás.
Seja em restaurante ou na sua casa, você precisa se alimentar saco vazio não para em pé. E se você não pagar seu aluguel pode ser despejado então vai deixar de morar sozinho para começar a morar na rua.

Despesas de Segundo Nível
São aquelas despesas que garantem um conforto a mais, porém em caso de necessidades podem ser cortadas.
Ex. Telefone, Internet, Roupas, TV a cabo e Celular, Gasolina/transporte
Inclui roupas nesse item porque todo mundo que mora sozinho anda pelado pela casa, então acredito que você só vai realmente precisar de roupas novas pra sair na rua.

Despesas de Terceiro Nível
Ex. Imprevistos
Acho que nem preciso falar que as leis de Murphy estão sempre do nosso lado. É aqueles tipo de despesa que não dá outra alternativa: um remédio, um chuveiro queimado, um carro quebrado.

Despesas de Quarto Nível

São aquelas que são totalmente fúteis e que não agregam valor nenhum a vida de quem mora sozinho.
Ex. Lavanderia, carro importado, geladeira de cerveja, ou aquela maquina de fazer suco que passa na TV.

Saúde…

Cuide bem da sua. Tenha sempre o telefone de farmácias próximas, amigos e familiares na agenda do celular. Importante. Cuide bem da sua alimentação, e mantenha bons hábitos, assim as coisas ficam mais tranqüilas e a possibilidade de pegar uma gripe, ou doença diminui drasticamente.

Solidão…

Se você saiu de uma casa alegre, com uma família grande e se deparou com a situação de morar sozinho, pode ser que você tenha uma surpresa dentro de algum tempo. Viver sozinho requer ser um pouco independente e também gostar de sua própria companhia. É inevitável sentir falta da família e dos amigos, mas seja forte.

Ligar a TV sempre ajuda, pois ela fica conversando com você, mesmo que não diretamente. É uma boa alternativa.

Ouça músicas animadas, nada de fossa solitária.

Você finalmente pode ter seu espaço e pode fazer dele o que quiser. Você é dono do pedaço, mesmo que ele seja minúsculo, Ele é seu.

Férias…

As férias da faculdade são a pior coisa pra quem mora sozinho. Você chega do trabalho fica sem nada pra fazer, e a maioria dos seus amigos só querem descansar. As férias de Julho são piores ainda, por causa do frio ninguém quer sair de casa. Vou dar algumas dicas pra vocês ocuparem o tempo nas férias: 1. Exercícios físicos: freqüente uma academia, é um ótimo lugar pra conhecer pessoas novas. Se não puder pagar uma academia vá fazer uma caminhada. Você não vai conhecer ninguém, mas vai ver um monte de mulheres caminhando com roupas coladas ( no caso dos homens ), As mulheres tem que se contentar com os fora-de-forma da vida, só aparecem nas férias para fazer caminhada. 2. Vá ao cinema, ou alugue um filme, baixar da internet também é uma opção. Mas assistir filme sozinho é mérito para poucos.  3. Vá visitar familiares.

Dicas de organização para quem mora sozinho:

  • Vá anotando dia a dia os produtos que vão acabando na despensa, para ter uma lista o que deve ser reposto.
  • Prepare a mesa do café da manhã na véspera. Pela manhã pode não dar tempo e você perderá a principal refeição do dia. Se ela estiver pronta, dificilmente você deixará de tomar pelo menos um suco.
  • Tenha uma caixa para colocar a correspondência diária e discipline-se a verificá-la todos os dias.
  • Tenha uma faxineira para ir uma ou duas vezes por semana fazer a faxina.
  • Caso sua faxineira só faça uma limpeza semanal, você mesmo pode providenciar a lavagem das roupas na máquina de lavar, sempre dois dias antes da faxina.
  • Roupas de cama e banho devem ser trocadas semanalmente.
  • Retire o lixo do banheiro e da cozinha todos os dias.
  • Resista à tentação de deixar a louça para lavar depois. Assim que terminar a refeição, lave, seque e guarde toda a louça.
  • Restos de comida devem ser guardados em potes na geladeira. Dentro do microondas ou do forno eles estragam e deixam o ambiente mal-cheiroso.
  • Invista em potes de vidro para guardar restos de comida a geladeira, porque assim pode-se ver o conteúdo sem precisar abrir. Porém, para congelar comida, utilize potes de plástico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: