Cor na decoração e suas vibrações

Cor na decoração e suas vibrações

.

Cor na decoração e suas vibrações

As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, não é branca como parece, mas composta de sete cores que aparecem no arco Iris. Quando um objeto é iluminado pela luz do sol, ele absorve algumas destas sete cores e refletem outras que chegam a nossos olhos. È assim que vemos as cores dos objetos.

Um processo de comunicação é muito influenciado pela cor; que tem um peso psicológico para nós, pois interfere nos nossos sentimentos e emoções do nosso dia a dia. Daí a importância de sabermos a vibração das cores para usá-las na decoração de nossa casa.

Cor na decoração – vibração do branco

Vibrações das cores

O branco representa a paz e traz uma sensação de limpeza. Estimula a imaginação criativa, pois passa o sentimento de infinito. Reflete a luz e dá a sensação de maior claridade e de ampliar o espaço pequeno. Se o branco recebe luz intensa direta, só então podemos dizer que ele é realmente branco.

Algumas pessoas se sentem calmas e tem prazer em estar em um ambiente decorado com muito branco, mas outras o acham impessoal e frio, trazendo-lhes um sentimento de tristeza. Analise o que você sente antes de fazer a opção por uma decoração branca.

Lembre-se que o branco potencializa as outras cores e quando ele é quebrado por quadros e outros detalhes coloridos, o efeito pode ser fabuloso.

Off White: é um branco cortado com uma pitada de cinza. É chamado também de cor “osso” ou “casca de ovo” é recomendada para salões luminosos, pois não tem a estridência do branco total. Combinam com qualquer madeira lhe conferindo um aspecto mais fino do que o branco total.  Se pensar em pintar sua casa de branco, pinte de “off White” ela ficará bem mais fina e sofisticada.

Marfim: esta variação do branco leva uma pitada de amarelo, puxando para tons de palha ou pastel. Como todos os outros tons que falamos acima são neutros, esta cor pode ser usada em qualquer ambiente, mas a alegria de uma decoração baseada nesta cor vai ficar por conta dos estampados dos tecidos ou dos complementos. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores.

Creme e beje: Esta cor usada como base em uma decoração, confere muita elegância e um efeito calmante.Uma decoração que tem como base o creme ou beje pode ser quente ou fria, dependendo a cor que se use junto com ela. Por ser neutra pode ser usada em qualquer cômodo e com qualquer estilo.

Quer criar um ambiente natural? Continue com os tons neutros nos tecidos e complementos. Dê apenas um toque de sofisticações com algum objeto, quadro ou abajur para quebrar a monotonia.

Cor na decoração – vibração do preto

Vibrações das cores

Preto é a ausência de cor. É usado em pequenos detalhes. Uma decoração que usa o preto se torna sóbria, sofisticada e induz ao drama… É necessário cuidado com o uso do preto, pois esta cor pode transmitir agressividade sendo opressiva e depressiva. Bem usada traz muita classe ao ambiente.

Cor na decoração – vibração dos tons terra

Vibrações das cores
Marrons: Estas cores na decoração e suas variáveis como areia, argila, terracota, simbolizam a conexão com a natureza. Se quisermos uma decoração mais rústica estas cores ficarão perfeitas.

Se quiser uma decoração sóbria, essa cor também vem a calhar, pois são sólidas e calorosas, estimulando os sentidos e a criatividade. Usadas na cozinha, lembram os sabores agradáveis que vem da terra, abrem e estimulam o apetite.

Cor na decoração – vibração do laranja

Cor na decoração e suas vibrações

É a cor da energia. Do amarelo traz a luminosidade e do vermelho a impulsividade. Ela combina com ambientes rústicos, potencializa a luz e valoriza as decorações baseadas em fibras naturais, couro e madeira.

Os tons mais “escuros” dão a sensação de calor e se usado em tonalidade mais suave aumenta a luz do ambiente. Fica bem em todos os cômodos e pode ser usada em qualquer estilo de decoração

É muito usada em restaurantes, e todos os negócios ligados à área de alimentação.

Cor na decoração – vibração do amarelo

Vibrações das cores

É a cor da luz, ótima para ser usada no quarto de estudo e no quarto de criança, pois traz ao ambientes muita energia e alegria. A cromoterapia diz que o amarelo é uma cor que estimula o raciocínio, é inspiradora e animadora. Ajuda no auto-controle. Em quartos deve ser usado na tonalidade clara com complementos brancos ou beges, ocres ou marrons.Esta cor é usada também em cozinhas e banheiros.

Cor na decoração – vibração do vermelho

Vibrações das cores

É a cor do fogo. Transmite dinamismo, vitalidade e desejo de ação. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar nosso pulso.

Esta cor usada em demasia na decoração pode provocar nervosismo e cair na vulgaridade. Se usada no quarto do casal aguça a sensualidade, na sala e cozinha a fala e o apetite. Os tons cereja e vermelho inglês que são mais intensos precisam de ambientes amplos para criar ambientes envolventes. As variações mais suaves são mais fáceis de combinar.

Cor na decoração – vibração do verde

Vibrações das cores

É a cor da esperança propicia a tranqüilidade, descanso e tem um efeito calmante combatendo o estresse. Sua tonalidade escura faz com que os ambientes fiquem acolhedores e sofisticados e em tonalidade mais clara alegra espaços pequenos.

Esta cor usada no chão nos lembra a natureza. Traz força equilibrada. Progresso mental e corporal. É uma cor muito boa para a decoração de casas onde alguma pessoa tenha problemas de saúde, pois acalma o sistema nervoso. Segundo o fengshui o verde usado no banheiro aumenta a energia do local.

Cor na decoração – vibração do azul

Vibrações das cores

Esta cor lembra o céu e o mar. É uma cor calmante e por ter um efeito tranqüilizador é própria para quartos, pois ajuda no sono mais gostoso.

Na tonalidade cobalto, recria casas de estilo mediterrâneo que se harmonizam em decorações com peças em branco e madeira clara.

Pessoas depressivas em ambientes cujas paredes foram pintadas com tons de azul escuro e monocromático podem ser levadas à introspecção. Já o azul anil alegra os ambientes e o lavanda, alarga visualmente as paredes.

A decoração com um azul mais escuro transmite autoridade e deve ser usado em ambientes formais.

É uma cor indicada para quem é muito agitado, pois ativa o sono. Por outro lado, pode restaurar o equilíbrio emocional da pessoa que habita o local, pois cria um ambiente aconchegante.

Cor na decoração – vibração do lilás/ violeta/ rosa

Vibrações das cores

É uma cor que acalma, traz sossego e tranqüilidade. Transforma energias negativas em positivas. Representa o lado feminino do ser humano.

Na decoração se usado monocromaticamente pode cansar. Tons claros podem ser usados em todos os ambientes. Por ser a cor da delicadeza é muito usado em quartos infantis com móveis brancos.

Os tons violeta devem ser usados em locais de meditação, pois estão ligados à espiritualidade e à intuição.

Se quisermos uma decoração com cores mais frias devemos harmonizá-las com rosa pastel e lilás. Se quisermos uma decoração mais quente usaremos os tons salmão e coral.

Tons mais escuros se tornam mais sofisticados

Agora que já sabemos todas as vibrações das diversas cores vamos ainda analisar alguns truques que podemos usar para através do uso das cores corrigirmos algumas falhas em nosso projeto e mudarmos para melhorar a percepção de certos ambientes.

Por Bebel Ferreira

Cor na decoração e suas vibrações“Harmonize sua casa e viva mais feliz”.
Anúncios

One Response to Cor na decoração e suas vibrações

  1. Pingback: A arte do Feng Shui nas cores dos cômodos « Top Joy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: