Abra os olhos – Especialista alerta para o correto uso de lentes de contato que o brasileiro ignora na hora de usá-las

O soro não deve ser usado para lavar as lentes

Segundo especialistas, o uso das lentes de contato foi banalizado no Brasil, pois a população ignora certos cuidados importantes na hora de usá-las.

A popularidade das lentes coloridas e a facilidade da venda em farmácias e óticas sem a prescrição médica facilitaram a difusão do produto, usado sem precaução principalmente pelo fato de ter baixo preço.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier(Campinas/SP) Leôncio Queiroz Neto, mesmo que a lente escolhida não tenha grau (para tratamento de astigmatismo e miopia), a adaptação deve ser feita junto a um oftalmologista para não acarretar doenças oculares como alergias, infecções e até mesmo a cegueira.

Este teste é feito com o uso de uma lente sem grau e cor para acompanhar como o olho reage ao “corpo estranho” nele colocado. “Desde 2009, é considerado um procedimento médico pelo Conselho Federal de Medicina, mas ainda é banalizado pela população por causa do fácil acesso”, diz.

Validade e higienização – Também foi observado que a população não respeita a data de validade do produto, que faz com que ele sofra deformações e aumente em até 10 vezes o risco de ulceração da córnea ou alergias. A higienização também tem sido um problema. Ela deve ser feita rigorosamente para retirar o excesso de proteína das lentes e com produto especifico para barrar o crescimento de bactérias causadoras de fungos. “Além de irritar os olhos porque contém sal, o soro não tem conservante e por isso se torna um campo fértil para o crescimento de bactérias”, alerta Queiroz Neto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: