Alegria no Lar

Lucas-15.0-8:9

A família tem sido o alvo tanto de Deus para edificá-la, como também do inimigo para a destruir.Um outro problema que tem feito com que as famílias percam alguns valores é a correria do dia a dia, em função do capitalismo, que tem cerceado o tempo dos pais (os conjugues) e também em relação aos filhos.
Definição de lar: Lugar onde se mora e se vive. Portanto, é o lugar onde deveríamos ver a alegria transbordando.
Trabalho: Trabalhamos melhor e produzimos mais quando tudo vai bem em casa. Queremos voltar para o lar o mais rápido possível e com a satisfação.
Estudos: Geralmente os péssimos alunos são de famílias destruídas ou em decomposição.
Igreja: Muitas pessoas vão ao templo/igreja, como cacos ambulantes, na esperança de receberem uma benção para reconstruir sua família. Se fosse o contrário e saíssemos de casa para o culto com alegria, certamente o mesmo seria mais festivo e cheio de louvores e nos renderíamos mais a Deus.
Uma figura cheia de verdade.
Dracma = moeda = valores = 10 dracmas =10 valores.
A mulher tinha 10 valores, perdeu 1 valor e procurou até achar.
Quais os valores que já sumiram em sua casa? Em seu casamento?
O que você tem feito para resgatá-los?
vejamos a baixo alguns exemplos de valores perdidos:

1. Sumiu a dracma do respeito:

Respeitar é considerar o valor do outro. Quem respeita, ouve com atenção e participa dos sonhos do outro! !ºPedro 3:1 e 7.Sumiu o diálogo e o respeito entre pais e filhos. Leia Colossenses 3:20-21.

2. Sumiu a dracma do carinho:

O carinho é uma manifestação de amor, ele desemboca no beijo, no abraço gostoso. O carinho de pai e filho que andam sempre juntos, que desenvolvem um diálogo amigo.
O carinho de cônjuges que ainda trocam elogios prioriza um ao outro e transpiram prazer quando estão pertos. I Pedro 3:8-9.
Nota: Destacamos duas lindas expressões neste texto acima citado: “fraternalmente amigo” e “bendizendo”.
*Você já beijou seu conjugue hoje? Já declarou amor a seu filho (a)? Já abraçou seus pais?

3. Sumiu a dracma da reliugiosidade:

A vida religiosa de muitas famílias tem se limitado a “casar no religioso” ou “batizar os filhos” e, nada mais. Depois, só no dia do enterro, ou numa grave enfermidade é que voltam a pensar em Deus. Outros, vão um pouquinho mais adiante: ainda vão aos cultos de Domingo. Mas, em casa, não há os cultos domésticos, não há vida de oração e de leitura Bíblica. Creio que não será difícil você lembrar outras dracmas/valores, que estão desaparecidos no lar. Mas não vamos nos deter mais tempo na tragédia, vamos procurar logo a solução.

4. Como encontrar a dracma perdida?

Decida ser oi herói da casa:
Muitos pais procuram o pastor e pedem para dar um jeito em seu filho e vice-versa. Veja o 1º segredo do texto: Note que os verbos estão na 1ª pessoa do singular: “eu perdi, eu achei”. Foi também ela que procurou, não foram às vizinhas que vieram varrer sua casa. Não foi procurar o pedreiro que havia construído a casa. Ela mesma decidiu procurar.

Conclusão:

Você quer que alguma área seja restaurada em seu lar?
Está procurando a dracma/valor perdido?
Está varrendo a sujeira (poeira) para poder achar?
Busque a Deus para Ele usar você, para achar estes valores e diga: “Eis me aqui Senhor, envia-me a mim”. (Isaías 6:8)
Ditado: As pessoas tentar justificar-se dizendo: Na bíblia está escrito que “santo de casa não faz milagre”.
Nunca vi isto na Bíblia, mas li o contrário: que os ensinos de Jesus através de Paulo e outros, dizem que nós podemos influenciar nosso lar. Leia: I Pedro 3:1-2
No texto de II Reis 4:26 existe uma ordem nas palavras que chama nossa atenção: “Vai tudo bem? Contigo, com teu marido, com o menino? Notem: Primeiro preciso estar bem comigo para depois estar bem com minha casa”.
Valorize os pequenos detalhes.
A mulher tinha 10 dracmas/valores, perdeu apenas uma. Ficou com 9 valores (a maioria). Mas, antes de perder a segunda ou a terceira, parou para costurar a carteira.
Pequenos detalhes:
Bom dia/boa noite -Parabéns no aniversário
Escovar os dentes -Usar desodorante – Roupa espalhadas
Estes são alguns pequenos detalhes, entre tantos, que você poderá relacionar. Peça sabedoria a Deus. Tiago 1:5.
Não aceite o caos como algo natural.
O texto nos diz que a mulher procura a moeda, isto é, ela não assentou na cadeira da comodidade dizendo: “a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa prá lá!” Não! Ela reagiu, se esquentou, foi atrás. ela procurou, observação:
Quantos em sua casa se assentam na cadeira da comodidade, sempre achando que “o mundo é assim mesmo, não tem jeito de melhorar”, ou afirmando: “todo o marido é safado mesmo”, ou “todo adolescente tem que usar drogas…”, ou ainda: “toda mulher é lamurienta mesmo!”
Deus não fez, meu querido irmão, seu lar para ser um inferno, e, se está sendo, precisamos reagir, ir à luta, como é o caso de ABIGAIL, relatada em I Samuel 25:1-44.A verdade é que muitos não acham nada porque não estão procurando. Decida, agora, um meio de salvar seu lar. Decida, agora, investir na procura de uma restauração da alegria em seu lar.
Humilhe-se para fazer mudanças:
Veja os textos: Lucas 14:11; Filipenses 2:8; Tiago 4:10; I Pedro 5:6. A mulher “varreu a casa”. Varrer incomoda quem se prontificou a assentar; varrer incomoda a poeira ou sujeiras que já se “tornaram parte” da mobília.Quem sabe, é isto que esta faltando em sua casa: Uma varridinha em:
Sua boca, para produzir novas palavras. Provérbios 18:21; 21:23; Tiago 3:10.
Seu tempo, para que você o administre melhor e tenha tempo para Deus. Eclesiastes 3:1-8.Em suas prioridades, pois poderá ser que os valores que estão perdidos estejam bem relacionados a isto.
Nota: Coloque-se em oração para que o Espírito Santo lhe ajude a entender quais “os cantos que precisam ser varridos”.
seja diligente, expressão do texto é fortíssima: “até encontra-la”. Seja obcecado por este propósito. Ela só parou de procurar quando encontrou a dracma/valor. Há os que procuram os valores perdidos dentro de casa, como menino mal mandado: dá só uma olhadinha por cima e diz que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com tanta preguiça que, mesmo estando próximo do que procuram, não encontram.
Conselhos:Não é só procurar e dizer: “Eu não achei! Não adianta procurar!”;
Coloque a restauração do seu lar como o seu maior ideal de vida;
Não desista facilmente, vá em frente:
Procure um método
Procure um meio correto
Procure uma benção de Deus
Procure um casal amigo/ajuda.

5. Sobre tudo acenda a candeia:

Foi a primeira coisa que ela fez;
No escuro ficaria difícil procurar;
Em João 8:12 diz para nos envolvermos de forma séria com Jesus; Ele iluminará sua história, sua casa, sua vida, etc.Talvez você diga: “Mas eu sou religioso, eu tenho Jesus”. Ter Jesus do ponto de vista humano e religioso não basta. Você precisa é nascer de novo (II Coríntios 5:17).Com a unção do Espírito Santo, a possibilidade de dar certo e de se achar o que se está procurando é maior. Vejam que não estou falando no sentido de se ter algum dom espiritual como: profecias, línguas estranhas, etc., e sim, mais propriamente, dos frutos do Espírito (Gálatas 5:22-26) que, com certeza, ajudarão em muito para a restauração de muitas áreas que estão deficitárias.Nota: Tem gente sofrendo porque perderam dracmas em sua casa e sofrem mais porque estão procurando e não acham. Estão cansados, desesperados e desanimados. O que falta? Acender a luz! Quanto a isto é preciso sempre esclarecer uma coisa, pois alguns dizem: “mas eu já sou religioso, gosto de Jesus, creio nele!” A Bíblia diz que até o diabo crê em Jesus e treme (Tiago 2:19).

fonte: equipe sermão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: